Uma Sociedade Matriarcal

0

A Civilização do Vale do Indo

Os conceitos do Método DeRose possuem forte influência da mais antiga tradição comportamental da Índia. Suas características principais são o matriarcalismo, a sensorialidade e a desrepressão. É um estilo de vida, uma maneira de ser que se estende para todos s campos da vida. Essa filosofia comportamental nasceu em uma civilização da Antiguidade chamada Harappiana ou civilização do Vale do Indo. Sua etnia era a drávida, cuja sociedade não era centrada na guerra, o que possibilitou o florescimento de uma das civilizações mais desenvolvidas de seu tempo e de tempos posteriores a ela.

A sensorialidade é característica matriarcal

Por não utilizar a guerra como ferramenta de conquista, características como a sensorialidade puderam ser livremente desenvolvidas, já que o sentir não representava uma ameaça à têmpera dos guerreiros. A cultura da guerra tem como elemento central o homem e as estruturas socias são construídas a partir dessa característica bélica (princípio original). A mulher, então, passa a ser secundária também no contexto social e o que tinha função prática passa a ser a lógica de todo um sistema.

A mulher como figura central

Desenvolvendo a sensorialidade e a sensibilidade, a atenção se volta para a mulher que por gerar, nutrir e cuidar possui essencialmente essas características.  O envolvimento afetivo é estimulado e apreciado e a mulher passa a ser associada com o poder criador da natureza. Por isso, ela é considerada nessa cultura, deusa.

O prazer, no seu conceito mais abrangente, é entendido como parte natural da vida e da própria existência. As experiências sensoriais são exercidas espontaneamente porque, inclusive, esse povo não tem religião institucionalizada nem deuses personalizados que ditam regras morais e castradoras. Vivem segundo as leis da natureza e essa é a sua religião.

Sociedade Matriarcal - Vale do Indo

“Figura feminina nua, apenas usando um colar, em pose sensual e descontraída, impossível em sociedades patriarcais”

Imagem original do livro “O Vale do Indo” de Sir Mortimer Wheeler.

 

Fonte: Blog da Unidade Alto da XV do Método DeRose

Be Sociable, Share!
Share.

About Author

Leave A Reply